Restaurando motores para um desempenho máximo

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Base de troca

O processo de motor a base de troca é uma opção que muitas oficinas mecânicas oferecem para clientes que precisam substituir o motor de seus veículos. Essa opção consiste na troca do motor defeituoso por um motor recondicionado que já foi recuperado e está em condições de uso.
O processo começa com a desmontagem do motor defeituoso e a avaliação do grau de desgaste ou dano das peças. Em seguida, é selecionado um motor recondicionado que esteja em boas condições de uso para ser instalado no veículo.

Motores Diesel

Motores Gasolina

Como funciona o processo

O motor recondicionado é um motor que já passou por um processo de retífica, no qual foram recuperadas as peças internas que apresentavam desgaste ou danos. O processo de retífica é similar ao processo descrito na resposta anterior, no qual as peças são desmontadas, limpas, medidas, usinadas e novamente montadas em um novo motor.

Uma vez selecionado o motor recondicionado, ele é instalado no veículo e todas as peças externas, como bomba d’água, bomba de óleo e sistema de ignição, são verificadas e substituídas, caso necessário.

Peças a serem verificadas no processo de retifica de motores

Bloco

- Verificar capas de mancais
- Medir alojamento do eixo
- Verificar Virabrequim/mancais
- Verificar buchas de comandos
- Medir alojamento do eixo comando
- Medir lateral dos mancais
- Verificar todas as roscas e parafusos
- Verificar todos os selos

Virabrequim

- Verificar trincas
- Verificar roscas
- Verificar rasgo de chaveta
- Verificar alojamento do eixo-piloto
- Verificar pista dos retentores
- Verificar canais de lubrificação
- Verificar diâmetro e ovalização dos colos de mancais e bielas
- Verificar lateral do encosto axial

Cabeçotes

- Verificar trincas
- Verificar planicidade da superfície
- Verificar estanqueidade
- Verificar guia de válvulas
- Verificar sedes de válvulas e sua altura em relação à superfície
- Verificar antecâmaras
- Verificar roscas
- Verificar mancais do eixo-comando de válvulas
- Verificar volume da câmara de combustão
- Verificar alojamento dos tuchos

Bielas

- Verificar visualmente a capa
- Verificar furo dos pinos de guia
- Verificar roscas
- Verificar parafusos e porcas
- Verificar torção e paralelismo dos alojamentos
- Verificar medidas e ovalização do alojamento da bronzina
- Verificar medidas dos alojamentos do pé da biela
- Verificar distância entre os centros dos alojamentos
- Verificar massa

Bomba de Óleo

- Desmontagem
- Verificar componentes
- substituição de componentes
- Montagem
- Teste de funcionamento

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